sexta-feira, 25 de maio de 2018

Pescadores são flagrados com 2km de redes armadas em lago de usina

Redação
Correio do Estado

Uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou na madrugada de ontem (23), no lago da usina Sérgio Motta, no Rio Paraná, em Bataguassu,  30 redes de pesca de malha 90 e 110 milímetros (petrecho proibido) armadas no rio medindo 2 mil metros de extensão (2 km).

Conforme foram retirando o material preparado para pesca, os policiais soltaram 30 kg de peixes que ainda estavam vivos e presos às redes, no entanto, os infratores não estavam no local.

De acordo com a equipe, o uso de petrechos proibidos como as redes encontradas é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros.

Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam. A legislação só permite também no máximo 100 metros de redes armadas, localizadas pelo menos, a 150 metros de distância uma da outra, porém, muitas vezes, os pescadores profissionais emendam várias redes excedendo a metragem permitida.

Este tipo de uso é proibido e caracterizado como crime ambiental, sujeito a multa administrativa e reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário