sexta-feira, 25 de maio de 2018

Greve dos caminhoneiros provoca racionamento de ônibus no transporte coletivo urbano em Presidente Prudente

Diante do receio de ficar sem combustível, empresa decidiu cortar pela metade o número de veículos em circulação na cidade nos horários dos chamados entre-picos.

empresa responsável pelo transporte coletivo urbano em Presidente Prudente decidiu nesta quinta-feira (24) cortar 50% dos ônibus em circulação na cidade nos horários de entre-picos em decorrência dos reflexos da greve dos caminhoneiros que atinge o país já há quatro dias. Segundo a Prudente Urbano, os horários de pico não sofrerão mudança.

A advogada Renata Moço, porta-voz da companhia de transporte coletivo, esclareceu ao G1 que a medida de racionamento dos ônibus foi tomada após uma reunião entre representantes da empresa e da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav).

Com a greve em andamento, o receio da empresa é o de ficar sem óleo diesel para o abastecimento dos ônibus que circulam no transporte coletivo urbano.

Renata Moço contou ao G1 que a empresa já adquiriu combustível para o abastecimento dos seus veículos, mas não há previsão de quando o diesel será entregue à companhia em razão da paralisação realizada pelos caminhoneiros desde a segunda-feira (21).

Além disso, ela enfatizou que, sem a entrega do combustível já adquirido, o estoque disponível na empresa é insuficiente para dar continuidade à operação a partir desta sexta-feira (25).

O racionamento dos ônibus, segundo a advogada explicou ao G1, é uma forma de evitar que os usuários sejam prejudicados com a paralisação total do transporte coletivo por falta de combustível.

“Infelizmente, é uma situação que está assolando o país inteiro. Em outras cidades que eu contatei, as empresas de transporte estão tirando alguns horários dos itinerários para que possam economizar combustível”, frisou Renata ao G1.

Segundo a Semav, as alterações no transporte coletivo urbano entrarão em vigor a partir desta sexta-feira (25).

Caráter emergencial
Em um comunicado oficial, a Prefeitura de Presidente Prudente explicou que determinou em caráter emergencial, por meio da Semav, que, a partir desta sexta-feira (25), haverá racionalização do sistema de transporte coletivo urbano.


Ainda segundo a Prefeitura, a Prudente Urbano informou que compra combustível a cada dois dias, mas com a greve não houve a entrega do óleo diesel.

“Estamos na dependência da entrega do combustível adquirido e entrando em contato com outros fornecedores para verificar a disponibilidade da entrega desde a distribuidora até a empresa”, relatou a advogada Renata Moço.

São consumidos aproximadamente 11 mil litros de óleo diesel por dia para abastecer os ônibus da Prudente Urbano.

Transporte coletivo a partir desta sexta-feira (25)

Das 4h às 8h Operação integral da frota
Das 8h às 12h Operação de 50% da frota*
Das 12h às 14h Operação integral da frota
Das 14h às 16h30 Operação de 50% da frota
Das 16h30 às 19h Operação integral da frota
Das 19h até o fim do expediente Operação de 50% da frota
* Linhas que circulam de hora em hora passam a rodar a cada duas horas, por exemplo

G1.Prudnete

Nenhum comentário:

Postar um comentário