sábado, 17 de fevereiro de 2018

Quaresma: Supermercados e peixarias preveem aumento nas vendas de peixes em até 60%


O período é caracterizado pelo consumo da carne branca em substituição da vermelha, principalmente pelos católicos
A produção de peixes no período da quaresma chega a aumentar de 10 a 30% a mais, em frigorífico da cidade (Foto: Lucas Mello/JR)A produção de peixes no período da quaresma chega a aumentar de 10 a 30% a mais, em frigorífico da cidade (Foto: Lucas Mello/JR)










A quaresma, importante período para os católicos teve início na quarta-feira, 14, com as celebrações das missas de cinzas. 
Neste período, um dos hábitos tradicional de penitência dos católicos é a troca do consumo de carne vermelha por peixes. E é na quaresma, que o consumo de pescados registra aumento de procura e em Dracena não é diferente.
De acordo com a gerente de um frigorífico de pescados e proprietária de peixaria na cidade, Cristiane Soares Silva, a procura de clientes para a compra de peixes já começou desde o início desta semana, antes mesmo da missa de cinzas.
Ainda segundo ela, a expectativa nas vendas de pescados na quaresma é em torno de 10 a 30%, principalmente nas sextas-feiras e última semana do período religioso.
“Comercializamos mais de 30 espécies de peixes. Entre os populares mais vendidos estão filé de merluza e tilápia, sardinha e corimba e os nobres, como bacalhau e salmão”, disse. 
No frigorífico de pescados a produção no período da quaresma também cresce entre 10 a 30% a mais para atender a demanda dos supermercados e lanchonetes de Dracena e região. “Em mês comum, a produção é de 18 a 20 toneladas de peixes”, ressalta Cristiane.

SUPERMERCADOS
Jéferson Pessoa, proprietário de supermercado na cidade, o espaço reservado para a exposição de pescados no período da quaresma é ampliado para atrair consumidores. “A demonstração dos produtos é maior, em virtude da procura dos clientes, mas temos durante o ano todo, a venda de peixes”.
Segundo Jéferson, para a quaresma deste ano, o estoque de pescados foi reforçado. “A expectativa nas vendas é aumentar em torno de 60 a 70%, em comparação ao mês comum”. Ainda segundo ele, a sardinha enlatada, congelada e salgada é a mais procurada e consumida, além de outras espécies de peixes como: filé de tilápia e merluza, corimba, pintado, pacu e bacalhau.
Ele cita que o supermercado oferecerá durante a quaresma, promoções semanais de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário