sábado, 5 de agosto de 2017

Veja dicas para estudar português para concursos públicos

5 de agosto de 2017 
Postado por Jessica Silva

Na coluna de vídeo desta semana, a especialista Lia Salgado fala sobre a importância de estudar a língua portuguesa para fazer provas de concursos públicos. A especialista lembra que a disciplina cai em todos os concursos e é ideal ter conhecimentos sólidos e bem fundamentados.

Acredito que muita gente confia que vai ir bem, exatamente pelo fato de ser a nossa língua. Mas não é bem assim que funciona. Eu me gabava de saber bem português, fui muito bem nos vestibulares que fiz, mas parece que há algumas coisas que a gente só aprende quando estuda para concurso, detalhes que eu nem sabia que existiam. E são cobrados nas provas.

O português é uma língua difícil. Mas, realmente, não é tão subjetiva. Dá essa impressão porque há muitas regras e um mundo de exceções e variações. 

Para isso, sugiro começar pelo início mesmo. Aquilo que o candidato já souber bem será revisado. E os tópicos que o candidato nunca dominou, pode ganhar confiança. Assim será construída uma boa base para a compreensão do todo e, principalmente, para fazer as provas.

Por exemplo, classe de palavras (o que é substantivo, verbo, adjetivo, etc) é um assunto fundamental. Quase todo o resto deriva daí: concordância nominal, verbal, regência, análise sintática e até o uso da crase. Há tópicos isolados, como as regras de acentuação, que também são importantes. Pontuação idem.

O candidato precisa estudar a teoria e conhecer as regras.  Para ter segurança, a solução é resolver muitos exercícios sobre cada tema e assim tirar as dúvidas, entender as diversas situações e fixar os conceitos. Em alguns casos, só na comparação é possível perceber as sutilezas.

Eu acho que quadros comparativos e fichas-resumo são recursos que funcionam bem, porque organizam o conhecimento. Vale até colar pelas paredes durante um tempo, para memorizar.

Outro aspecto importante é que as provas de português incluem, cada vez mais, questões de interpretação. Quanto a isso, a solução é resolver questões e mais questões de provas anteriores. 

Ter o hábito de ler ajuda muito, porque a pessoa passa a se familiarizar com a boa escrita. Para quem não tem costume, pode começar até com revistas de qualidade e depois passar para livros cujo assunto desperte o interesse.

Pode acontecer de a pessoa não lembrar a regra com segurança mas, se estiver acostumada a ler, intuitivamente saberá a resposta correta. Se bem que o ideal mesmo é conjugar o conhecimento objetivo das regras com a familiaridade com a língua bem escrita. 

Para concluir, eu diria que essa é uma das matérias em que vale investir. Além de cair em todos os concursos, é um excelente diferencial para a vida, falar e escrever corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário