quarta-feira, 5 de julho de 2017

Com novas rotas, narcotráfico aumenta e apreensões batem recorde

Nunca se apreendeu tanta maconha e tanta cocaína como atualmente em Mato Grosso do Sul. Apesar de toda a repressão nas estradas, a ação da polícia não intimida os traficantes que atuam na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Quase todos os dias surgem novas rotas e estratégias para burlar a fiscalização. A mais recente inclui a destinação do entorpecente para o porto de Paranaguá (PR) em caminhões lotados com cereais. Dois foram apreendidos entre domingo e a madrugada de hoje (4).

Nesta terça-feira a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que as apreensões de drogas feitas pela corporação triplicaram no primeiro semestre deste ano em comparação a igual período do ano passado.

A forte presença das facções criminosas na linha de fronteira com o Paraguai é apontada por policiais que atuam no combate ao narcotráfico como um dos motivos para o aumento do tráfico na região.

De janeiro até agora foram 103,7 toneladas de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul, um recorde. Em quatro anos e meio, foram 432 toneladas de entorpecentes encontrados em caminhões, ônibus e carros de passeio.

Na fase do “cavalo doido”, narcomotoristas arriscam a liberdade por dinheiro e dirigem carros abarrotados de drogas. Muitas vezes tem tanta droga nos veículos que só sobra espaço para o condutor.

Recorde – Conforme os números divulgados hoje pela Superintendência Regional da PRF, as apreensões no primeiro semestre deste ano superam em três vezes a quantidade de droga apreendida no mesmo período de 2016, quando foram interceptadas 34,5 toneladas.

Em 2016 a PRF já havia registrado o maior número de apreensões de drogas no MS – 119,9 toneladas. Entretanto, o montante apreendido de janeiro a junho de 2017 equivale a 85% da droga de todo o ano anterior e já representa 31% das 327 toneladas apreendidas entre 2013 e 2016.

Nos últimos quatro anos, sem contar o primeiro semestre de 2017, Mato Grosso do Sul respondeu por 48% das 671,4 toneladas de drogas apreendidas pela PRF em todo o país.

Prisões – No semestre deste ano a Polícia Rodoviária Federal prendeu 276 pessoas por tráfico de drogas. No mesmo período do ano passado foram 195 prisões – aumento de 40%.

A droga mais apreendida em 2017 no estado foi a maconha, que totalizou 102,4 toneladas, contra 33.045 quilos no mesmo período de 2016.

As apreensões de cocaína no primeiro semestre já totalizaram 1.245 quilos contra 1.430 kg no mesmo período de 2016.

Segundo a PRF, as apreensões ocorrem principalmente em fiscalizações do de rotina e rondas ostensivas, não somente nos limites da fronteira, mas também em diversos pontos de fiscalizações.

As maiores apreensões da PRF neste ano ocorreram em Três Lagoas, no dia 11 de maio, quando foram encontrados 359,9 quilos de cocaína em uma carreta que saiu de Sidrolândia, e no dia 19 de junho em Ponta Porã, onde foi interceptada uma carreta com farelo de soja e 22,5 toneladas de maconha.

DaHoraBataguassu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário