segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mancha nas águas do Rio Paraná chama atenção de condutores na divisa de MS e SP


Na última quinta-feira (16), condutores que trafegavam pela rodovia MS-480, via que liga Mato Grosso do Sul ao Estado de São Paulo através da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera), constataram a presença de uma mancha escura nas águas do Rio Paraná.

Uma das pessoas que passaram pelo local chegou a fazer o registro de uma imagem, onde é possível observar uma alteração significativa na coloração da água. “Tive a impressão de que teria ocorrido o vazamento ou o derramamento de alguma substância estranha na água e resolvi fazer a imagem”, disse um leitor do site.

Temendo que o fenômeno fosse indício da presença e algum produto químico que pudesse causar a mortandade de peixes e outros danos ambientais, o condutor enviou as imagens para o Nova News que, por sua vez, manteve contato com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), proprietária da usina.

Na tarde de sexta-feira (17), a empresa encaminhou uma nota ao site, através da qual afirma que a Cesp mantém um programa de segurança estrutural de barragem, apoiado em inspeções visuais rotineiras (mensais, semestrais); no acompanhamento do comportamento das barragens, por meio de instrumentos, e em um programa de manutenção preditiva e corretiva permanente.

Em janeiro de 2017 foi feita a inspeção de todos os instrumentos e, nesta sexta-feira (17), foi inspecionado o trecho citado pelo site, sendo que, nenhuma anormalidade foi encontrada. A Cesp informou que as barragens da Usina Porto Primavera encontram-se em condições adequadas de segurança estrutural e de operacionalidade.

A assessoria da companhia explicou ainda que, com relação à coloração observada das águas do reservatório da usina, podem ocorrer variações em função da profundidade, insolação e presença de materiais em suspensão.

NovaNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário