segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dengue faz segunda vítima do ano em Presidente Prudente

Moradora do Conjunto Habitacional João Domingos Netto contraiu a doença.Bairro será nebulizado durante todo o dia, nesta terça-feira (21).

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) anunciou nesta segunda-feira (20) a confirmação de mais um caso positivo de dengue em 2017, em Presidente Prudente. A pessoa que contraiu a doença é uma mulher, de 20 anos, moradora do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, na zona norte da cidade.

Com isso, o município registra dois casos positivos no ano – um em janeiro e outro em fevereiro. Além desses, foram registradas até o momento 207 notificações de pacientes com suspeita de dengue.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, os agentes de saúde já se deslocaram para o bairro para o trabalho de bloqueio de criadouros, recolhendo todos os objetos que possam servir de focos de proliferação para o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela.

“As chuvas e a elevação da temperatura nos meses do verão encurtam o ciclo de desenvolvimento do mosquito, favorecendo a infestação. A intensa movimentação de pessoas suscetíveis a essas doenças, aliada às condições climáticas favoráveis ao vetor, aumenta o risco de infecção”, informou Elaine.
O atual Índice de Breteau coloca o município em situação de alerta para a proliferação do mosquito.
Nesta terça-feira (21), será realizado o trabalho de nebulização nas casas do bairro durante todo o dia. Elaine orientou os moradores a autorizar a entrada dos agentes e não se esquecer de cobrir alimentos e bebedouros de animais e deixar portas e janelas abertas.

Recorde histórico
No ano passado, foram registrados mais de 13 mil casos de dengue em Presidente Prudente, recorde histórico na cidade. Além disso, segundo a VEM, a doença matou 28 pessoas no município em 2016.

G1.Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário