terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vereador é preso por embriaguez ao volante em Pacaembu

Ele também responderá por desobediência, resistência à prisão e desacato.Defesa do parlamentar informou que obteve liberdade provisória na Justiça.

O vereador Valdivino Alves Moreira (PSB), de 33 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Pacaembu, sob a acusação de conduzir em estado de embriaguez um ônibus. Além disso, ele foi autuado por desobediência, resistência à prisão e desacato. Nesta segunda-feira (29), o parlamentar permanecia na Cadeia de Adamantina. No entanto, obteve uma ordem judicial para responder ao processo em liberdade e foi liberado por volta das 18h. O fato ocorreu por volta das 3h deste domingo (28), no Bairro Guaranjuva.

Conforme a Polícia Militar, após denúncias de que um homem conduzia um ônibus embriagado, uma equipe foi até a Rua dos Coroados, onde se deparou com o veículo que tinha as mesmas características das informações. Na abordagem, os policiais reconheceram o motorista como um vereador do município, em companhia de seu sobrinho, de 14 anos. “De imediato”, foi constatado que Moreira apresentava vários sinais de embriaguez, tais como odor etílico e fala pastosa. Ele também disse que não portava nenhum documento.

Com a situação, foi pesquisado via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e constatado que o veículo estava com o documento de licenciamento vencido. O parlamentar foi questionado e se recusou a realizar o teste do bafômetro. Ao ser informado das providências que seriam tomadas, ainda de acordo com a PM, ele ficou “agressivo” e começou a ameaçar a equipe, dizendo: “Amanhã vão conhecer quem sou eu” e “Vou transferi-los desta cidade em 30 dias”. Ainda conforme a PM, ele disse que levaria o documento na casa dos policiais.
'Tom arrogante'

Diante dos fatos, Moreira foi informado de que seria conduzido à Delegacia da Polícia Civil e, “em tom arrogante”, disse, conforme a PM: “Quero ver quem vai me levar para delegacia”. Em seguida, saiu correndo com o seu sobrinho, segundo informou a Polícia Militar.

Com o apoio de outra viatura, Moreira foi novamente abordado e passou a desacatar os militares, falando: “Policiais de m..., ninguém vai me prender”, de acordo com a corporação. Após um breve acompanhamento a pé por um policial, o menor, que também resistia à abordagem, foi detido. Neste momento, chegaram várias pessoas ao local, inclusive outro homem, que empurrou o policial na tentativa de facilitar a fuga do adolescente. Assim, foi necessário uso de gás de pimenta e força física para contê-los.

A alguns quarteirões dali, com o apoio de outra equipe da PM, o vereador foi detido e também resistiu, o que fez com que fosse necessário o uso de força para contê-lo.
As partes foram levadas para a delegacia. O segundo homem – que empurrou o policial – foi enquadrado por resistência, mas acabou liberado, assim como o adolescente. Já o vereador, foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante, desacato, desobediência e resistência.

Conforme a Polícia Civil, a soma das penas dos delitos não permitiu que houvesse fiança arbitrada no momento do flagrante e Moreira foi encaminhado para a Cadeia de Adamantina.

Outro lado
Em contato com a Câmara Municipal de Pacaembu, o G1 foi informado pelo Departamento Jurídico que ainda não há orientações ou manifestações sobre o “recente” caso.
A defesa do vereador declarou nesta segunda-feira (29) que foi feito um pedido de liberdade provisória, que foi concedido pela Justiça mediante o pagamento de uma fiança, arbitrada pelo Poder Judiciário, de quatro salários mínimos. “Vamos trabalhar para esclarecer alguns fatos”, disse ao G1.

G1.Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário