sábado, 30 de abril de 2016


Em menos de três horas, vacinas contra H1N1 acabam em Panorama

Município recebeu 1.050 doses, número referente a 20% do público-alvo. 
Em Osvaldo Cruz, quantidade de medicamento também não foi suficiente.

Mariane PeresDo G1 Presidente Prudente
Vacina contra H1N1 pode custar de R$ 80 a R$ 130 em Cuiabá, diz Procon (Foto: Meneguini/GCom-MT)Número de vacinas contra H1N1 não foi o
suficiente para duas cidades da região
(Foto: Meneguini/GCom-MT)
Neste sábado (30), foi realizado o primeiro dia da campanha de vacinação contra o vírus H1N1 nos postos de saúde do Oeste Paulista. A expectativa era de que a imunização durasse cerca de oito horas, entretanto, em Panorama, em menos de três horas as doses acabaram. De acordo com o diretor de saúde, Gustavo Benetti Braga, o município recebeu 1.050 vacinas, quantidade referente a 20% do público-alvo, que é formado por 5.250 pessoas.
Nesta primeira fase da vacinação, conforme o diretor de saúde, o medicamento gratuito foi disponibilizado para aos idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 35 dias e profissionais da área da saúde. “Nós solicitamos o máximo de doses possíveis para atender as necessidades de todos, porém, a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo não enviou o número suficiente”, afirmou.
Ainda segundo ele, na próxima segunda-feira (2), o município entrará em contato com o órgão para solicitar mais doses. “Eles alegaram que na próxima quarta-feira [4], é possível que o medicamento já seja recebido, para que possamos dar continuidade a campanha e imunizar as pessoas que faltam”, disse.
Como não houve vacinas o suficiente, os postos de saúde tiveram que encerrar o expediente antes do esperado. “A intenção era de que a campanha tivesse início às 8h com encerramento às 16h, entretanto, por volta das 11h já tivemos que fechar”, ressaltou.
O diretor de saúde de Panorama alegou que a cidade tomará as providências necessárias para que seja cumprida a meta de vacinação. “Nós vamos lutar para conseguir as doses que faltaram, pois não sabíamos que o número recebido não iria suprir a necessidade. Percebemos que a população está preocupada com a situação e focada na causa. Todos que faziam parte desse público-alvo procuraram os postos de saúde, mas, infelizmente, apenas aqueles que chegaram mais cedo conseguiram tomar a vacina”, lamentou.
Osvaldo Cruz
Em Osvaldo Cruz, as doses da vacina contra o vírus H1N1 também não foram suficientes para imunizar todas as pessoas que fazem parte deste primeiro grupo do público-alvo. De acordo com a secretária de Saúde do município, Ivete Conca, os medicamentos acabaram por volta das 13h deste sábado (30).

"O município recebeu 2.600 doses, sendo que o grupo prioritário previsto era de 7.686", ressaltou.
Segundo Ivete, como a campanha segue até o dia 20 de maio, ela deverá ir à Diretoria Regional de Saúde de Marília (SP) nesta segunda-feira (2) para tentar obter mais doses da vacina para Osvaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário