domingo, 29 de novembro de 2015

Com apenas um atraso, primeira fase da Fuvest tem início em Prudente

Maior cidade do Oeste Paulista recebeu candidatos de diversos estados.
Portas foram fechadas às 13h.

Candidata chegou às 13h15 e não conseguiu entrar (Foto:  Lélio Ramos/TV Fronteira)Candidata chegou às 13h15 e não conseguiu entrar (Foto: Lélio Ramos/TV Fronteira)
Com apenas uma candidata atrasada, teve início a primeira fase da Fuvest em Presidente Prudente, neste domingo (29). As portas do Centro Universitário Toledo foram fechadas às 13h e para esta etapa foram 1.415 inscritos, o que fez com a maior cidade do Oeste Paulista reunisse pessoas de outros estados.
Vitória Coelho, de Campo Grande (MS), estava acompanhada de sua tia (Foto: Heloise Hamada/G1)Vitória Coelho estava acompanhada de sua tia
(Foto: Heloise Hamada/G1)
Pela primeira vez, a estudante Vitória Coelho, de 16 anos, viajou de Campo Grande (MS) para Prudente para “treinar” o tão temido vestibular. “Vim como treineira, por isso estou mais ou menos preparada. Acho que vai ser bem difícil, mas vim mesmo para ver como é”, disse.
Ela chegou sozinha à cidade e é uma das concorrentes do curso de design gráfico. Apesar de não estar com os pais, ela estava acompanhada da tia, que mora em Presidente Venceslau.
“É a segunda que eu acompanho. A primeira sobrinha foi a irmã dela. É muito importante esse apoio da família”, relatou Elaine Romeiro, de 50 anos.
Lourival Lourenço aproveitou para dar dicas ao filho Vitor Hugo (Foto: Heloise Hamada/G1)Lourival Lourenço aproveitou para dar dicas ao filho
Vitor Hugo (Foto: Heloise Hamada/G1)
Já Vitor Hugo Nunes Lourenço, de 16 anos, estava com o pai, que aproveitou o momento com o filho para dar dicas. “Também sou treineiro, sei que não vai ser muito fácil, mas acho que vai dar para fazer”, falou o estudante.
Os dois são de Santo Anastácio. “É importante dar força nessas horas. Até passei umas estratégias para ele fazer a prova”, disse o pai, Lourival Lourenço, de 42 anos.


Os namorados Rafael Mortanhole e Maria Lívia Marini são concorrentes do curso de medicina (Foto: Heloise Hamada/G1)Os namorados Rafael Mortanhole e Maria Lívia
Marini são concorrentes do curso de medicina
(Foto: Heloise Hamada/G1)
O casal de namorados Rafael Mortanhole e Maria Lívia Marini, ambos de 17 anos, estavam com uma turma de Campo Grande (MS), que chegou em Prudente nesta sábado (28).
No caso, os dois são concorrentes do curso de medicina. “Esta é a segunda vez que eu presto, pois ano passado fui treineiro. É uma vida inteira me preparando, mas ver se eu passo”, comentou o rapaz, que vai prestar ao todo seis vestibulares este ano.
O fato de serem concorrentes tem um lado positivo, já que os dois se apoiam para os vestibulares. “Estudei bastante, mas medicina é um curso bem concorrido. Ele [o namorado] é muito bom, um grande concorrente”, relatou Maria Lívia.
Raul Vinícius levou três canetas e dois lápis por precaução e estava junto com sua namorada Lucia Silva Borges, também candidata (Foto: Heloise Hamada/G1)Raul levou três canetas e dois lápis por 'precaução'
e estava junto com sua namorada Lucia Borges,
também candidata (Foto: Heloise Hamada/G1)
Com o foco na Fuvest, o estudante Raul Vinícius Morás, de 17 anos, disse que estava ansioso para as provas. Para garantir, ele levou três canetas prestas, dois lápis e duas borrachas, só por “precaução”, fora água e comida.
“Agora é só manter a calma. Vou começar por humanas e depois faço exatas”, explicou o rapaz, que escolheu o curso de engenharia química e vai prestar sete vestibulares em 2015.
Ele estava com sua namorada Lucia Silva Borges, de 17 anos. Os dois são de Foz do Iguaçu (PR), mas não são concorrentes, pois ela escolheu engenharia aeronáutica. “Estudei o ano todo, mas não estou focada na Fuvest. Meu foco é o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], mas os outros vestibulares ajudam”, contou a estudante.
Candidata entrou poucos minutos antes de as portas serem fechadas (Foto: Heloise Hamada/G1)Candidata entrou poucos minutos antes de as
portas serem fechadas (Foto: Heloise Hamada/G1)
Sem precisar viajar, Ana Carolina Miyashiro, de 17 anos, também é candidata ao curso de medicina. Moradora de Prudente, ela disse que estudou em média duas horas por dia e que vai encarar dez processos seletivos. “O que passar está bom. Não tenho preferência”, destacou.
Portas fechadas
A partir das 12h, os candidatos começaram a entrar no prédio. Somente por volta das 12h40 que a multidão foi diminuindo efetivamente.
Minutos antes do fechamento das portas, duas candidatas precisaram correr. Após o fechamento, às 13h15, somente uma garota apareceu, mas já era tarde.
Ela não quis dar entrevista e disse somente que não era de Presidente Prudente e que achava que as provas começavam às 14h.
Candidatos vão enfrentar uma prova com 90 questões do tipo teste de múltipla escolha  (Foto: Heloise Hamada/G1)Candidatos vão enfrentar uma prova com 90
questões do tipo teste de múltipla escolha
(Foto: Heloise Hamada/G1)
Prova e gabarito
A prova tem 90 questões do tipo teste de múltipla escolha cobra o conteúdo das disciplinas obrigatórias do ensino médio: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês, com algumas questões interdisciplinares. A duração total da prova é de 5 horas.
O gabarito oficial deve ser divulgado pela Fuvest por volta de 19h30 deste domingo. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 21 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário