domingo, 30 de agosto de 2015

RECEIO AFASTA DOADORES

Estoque de sangue do Hospital Regional está no limite

Medo ainda é um dos principais motivos que afastam os doadores.
Não há mais bolsas dos tipos negativos O, A, B e AB.

Do G1 Presidente Prudente
O Hospital Regional de Presidente Prudente está com o estoque de sangue no limite. Todos os meses, são utilizadas mais de mil bolsas, com atendimentos feitos a moradores de todo o Oeste Paulista. E o medo ainda é o principal motivo que afasta os doadores.
“A nossa população tem medo da picada da agulha, medo de contrair doenças por meio da doação, medo de doar uma vez e ter que doar sempre, de engordar ou emagrecer, de ter hipo ou hipertensão arterial e todos esses medos são fantasias”, explica a coordenadora do banco de sangue do HR, Margarida Silveira.
A situação é considerada de risco, já que a quantidade é insuficiente. A situação mais crítica é dos tipos negativos O, A, B e AB, que já não possuem bolsas no estoque. “Recebemos todos os dias um grande número de pacientes, muitos em estado muito grave. Há os pacientes com câncer, com doenças hematológicas graves e todos precisam da transfusão de sangue para contribuir no tratamento e salvar a vida desses doentes”, ressalta Margarida.

Algumas pessoas que doaram pela primeira vez dizem que não se incomodam com os mitos sobre a doação de sangue porque reconhecem a importância da ação. “O meu tio está aqui, também já fui internado aqui e precisei. Então, é um ato de boa fé”, diz o administrativo Willian do Nascimento. "É importante, a minha amiga esteve internada e não só ela, mas muitos precisam. Ajuda a salvar uma vida”, fala Tais Aparecida.
São atitudes assim que contribuíram com a filha da dona de casa Valdenira Souza. A moça se recupera de um parto complicado no HR. Agora ela está bem, mas perdeu muito sangue durante o nascimento do bebê.
“Ela está corada porque ela nem estava andando. Ia tomar banho e ficava caindo. É através do sangue que ela está se recuperando. Eu acho que quem tiver, que doe sangue porque é muito bom. Ninguém nunca sabe quando vai precisar porque eu nunca achei que minha filha fosse precisar”, conta.
O banco de sangue do Hospital Regional funciona todos os dias das 7h às 17h. Já o da Santa Casa de Misericórdia é aberto de segunda a sexta das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário