quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Conseg protocola ofício para a instalação de câmeras na Vila Nova

Documento foi encaminhado nesta quinta-feira (23) à Câmara e a Prefeitura.
Objetivo é garantir a preservação da comunidade e prevenir delitos no local.


O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) Centro-Sul, protocolou na manhã desta quinta-feira (23), um ofício na Câmara Municipal e Prefeitura de Presidente Prudente, a fim de apresentar aos autoridades a proposta de instalação de câmeras de segurança em estabelecimentos comerciais na Vila Nova. O objetivo é garantir a preservação da comunidade local e prevenir delitos, entre eles, furtos, roubos e tráfico de drogas.

A previsão é que o documento também seja encaminhado, ainda nesta tarde, ao Ministério Público Estadual, Polícia Militar e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Presidente Prudente, segundo o presidente do Conseg Centro-Sul, Rodrigo Romão.

Na noite desta quarta-feira (22), uma reunião foi realizada entre membros do Conseg, autoridades policiais e moradores do bairro. Na ocasião, o conselho ouviu os problemas da população residente na área.

Além da região central também ser conhecida como uma área de prostituição, a intenção do conselho é evitar a perturbação do sossego de moradores e manter a ordem pública.  “As câmeras funcionarão como forma de monitoramento, sendo que as autoridades policiais poderão usá-las para a verificação de crimes. Isso irá facilitar a fiscalização dos órgãos públicos que podem realizar melhorias no bairro”, destaca Romão.

Para que o projeto seja colocado em prática será necessária a colaboração dos moradores e comerciantes da área. Ainda conforme o presidente, o cadastro dessas pessoas deve ser realizado, a fim de que, um grupo de voluntários seja formalizado para implantar os dispositivos.

“O grupo irá se organizar para mobilizar a comunidade, explicando o objetivo da instalação, além de cotar preços das câmeras e priorizar o projeto para ser colocado em prática”, pontua.

Na ocasião, o capitão da Polícia Militar, Edson Torchi Duro, ressaltou que a medida deve valorizar o bairro, já que o patrulhamento foi reforçado no local e adjacências. “O projeto segue em conjunto com o trabalho que já está sendo feito pela Polícia Militar e acredito que irá valorizar a Vila Nova, servindo de referência e modelo para a instalação de câmeras em outros bairros”, salienta.

“A organização é para que crimes não sejam cometidos. Esse é o fator principal que a comunidade deve levar em consideração. Com o projeto elaborado, devemos manter o foco na prevenção e segurança da área. Estamos seguindo pelo caminho certo e resta apenas o projeto ser aplicado”, afirma o diretor social e de assuntos comunitários do conselho, Túlio Barriguella.

Representando a Polícia Civil, o delegado Luís Carlos Oliveira, afirmou que os dispositivos tem como objetivo facilitar o trabalho de inteligência da polícia em Presidente Prudente. “Apenas com o apoio da comunidade, vamos conseguir combater a prática de crimes. A medida é muito importante e deve agregar os serviços de segurança pública”, diz.

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário