sexta-feira, 25 de julho de 2014

Poleto, vice e três vereadores têm diplomas cassados

Na sessão desta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou a sentença do juízo da 71ª Zona Eleitoral de Martinópolis, que cassou os diplomas do prefeito reeleito de Indiana, Antonio Poleto (DEM) e dos vereadores Marcelo Brazero Zaneti (PMDB), Marcos Aurélio Fontolan (DEM) e Carlos Adriano Silva Lopes (PP). Eles são acusados de abuso de poder econômico e político.

A Fontolan, também foi imputado o crime por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). O diploma do vice-prefeito, Sergio Previato (DEM), foi cassado já que a chapa é una e indivisível.

Segundo o julgamento, os acusados desvirtuaram programas de benefícios da Assistência Social da Prefeitura (medicamentos e vales para troca de produtos) para angariar vantagens eleitorais. Para o relator, des. Mário Devienne Ferraz, a máquina pública foi colocada a favor da campanha dos candidatos, quebrando a isonomia entre os concorrentes.

A Corte atendeu em parte os recursos somente para afastar a inelegibilidade por oito anos e a acusação de uso indevido dos meios de comunicação. O vereador Paulo de Tarso Stuani (DEM), também parte na ação, teve o recurso provido integralmente e foi mantido no cargo, por falta de provas.

O relator determinou que a Zona Eleitoral seja comunicada do inteiro teor do acórdão assim que ele for publicado. A votação foi unânime. As ações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral.

O município de Indiana possui 4.486 eleitores. Poleto e Previato foram eleitos com 2.002 votos (54,67% dos votos válidos) pela coligação Indiana para Todos (PP/PDT/PMDB/DEM e PT).

Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Portal Prudentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário