sexta-feira, 25 de julho de 2014

Centrais sindicais e Comissão Nacional da Verdade homenageiam mortos e desaparecidos políticos de Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Presidente Prudente sábado em Sorocaba

Uma caravana de  parentes de   mortos e desaparecidos  políticos  durante a ditadura militar de l964 a l985 de  Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Presidente  Prudente     estarão  em  Sorocaba neste  sábado, dia 26 de julho, para receber a homenagem.

A homenagem  será prestada pelo Grupo de Trabalhadores –GT dos Trabalhadores da  vitimas  da Comissão Nacional da Verdade .

O  Gt  é  formado por representantes  de 10 ( dez) centrais sindicais.
Dra. Rosa Cardoso da Comissão Nacional da Verdade estará presente, junto com Adriano Diogo  da Comissão da Verdade Estadual Rubens Paiva.

Joao Vicente Goulart, filho do Presidente Jango, deposto   pelos militares no golpe de abril de l964, estará presente.

Homenageados

Presidente Epitacio
Paulo Kurak
Armando Kurak, pai e filho, assassinados em 10 de  junho de l967 na Fazenda Bandeirantes, Presidente Epitácio,SP, pelo jagunço  Jose Francisco Medeiros, José Mineiro,  empregado do   fazendeiro  Jose da Conceição Gonçalves,    Ze Dico, que foi assassinado em setembro  de l967 por um grupo de camponeses e Edmur Pericles de Camargo  do PCB e depois ALN.
Alberto Kurak, filho de Paulo Kurak,  tinha 14 anos no dia do assassinato  de seu pai e de seu irmão , levou um tiro na perna , mesmo assim  pilotou o barco  que   resgatou  seu pai (    morto a tiros dentro do barco) sua mãe com uma criança de um  ano  no  colo ( levou um tiro na perna). Seu irmão Armando Kurak  morrera pouco antes na varanda da casa, alvejado por Jose Mineiro.
Seus dois irmãos  esconderam-se na casa de vizinhos.
Alberto Kurak  e irmãos estarão no Ato.


Santo Anastacio
Nestor Vera
Nestor   iniciou sua luta em defesa dos camponeses e trabalhadores rurais na cidade de Santo Anastácio/SP. Em 1946 ingressou no PCB, em l947 foi eleito vereador (PTN, devido a cassação do registro eleitoral do PCB) na primeira legislatura da  Câmara de Vereadores de Santo Anastácio, tendo sido  cassado  devido   a ausência  nas sessões. Durante uma  assembléia de  associados de uma cooperativa  de agricultores de  Santo Anastácio, um   dos trabalhadores  presentes tomou a arma de  um policial presente   e o matou.  Nestor  Vera foi acusado pela policia da cidade como autor do homicídio,   entrando na clandestinidade, que só terminou em abril de l975 quando foi assassinado pelos agentes do DOI-CODI em Belo Horizonte. Em l947 mudou-se de Santo Anastácio, fixando residência posteriormente em Campinas,  com  sua  esposa Maria Miguel Dias Vera,  com quem casara em 24/09/38 em Santo Anastácio, falecida em  20/06/84 e onde residem  suas
quatro filhas:  Alice, Maria, Ester e Olga.

Os familiares   lutam  pela localização dos  restos  mortais de  Nestor Vera.Ele foi    executado , com 2 tiros de misericordia, pelo ex-Delegado do Dops do Espírito Santo  Claudio Antonio Guerra, conforme  confessou no livro Memorias de uma Guerra Suja aos jornalistas Rogerio Medeiros e Marcelo Netto em maio de 2012 ( Editora Topbooks),   reiterado na   entrevista ao jornalista Alberto Dines no Observatório da Imprensa,  disponível na internet.


Presidente Prudente

Lucio, Jaime e Maria Lucia Petit

Lucio Petit da Silva, Jaime Petit da Silva e , Jaime e Maria Lucia Petit  da Silva foram  mortos pelo Exercito no Pará na durante a  Guerrilha do Araguaia e seus nomes constam como desaparecidos políticos.


Clovis Petit de Oliveira e Laura Peti de Oliveira, seus irmãos, estarão presentes no Ato.

José Leite

José Leite, ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana  foi demitido no dia 2 de abril de l964 por  ser dirigente   sindical.
Deolinda Gatto Leite, viúva e seu filho Carlos Leite estarão presentes no Ato.

Alvaro Egea
Cel.11 9 9657 7150
Email- alvaro@sindvestuario.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário