quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mortes no rio Paraná podem ser por imprudência, imperícia e negligência


A Marinha do Brasil – Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio abriu dois IAFNs – Inquéritos Administrativos de Fatos da Navegação, devido às duas mortes acontecidas nos últimos dias no município.
Segundo o comandante da Marinha – capitão de corveta Marcelo Sibelino - delegado fluvial, na primeira morte, do garoto de 15 anos, o pai não tem habilitação para embarcações (Arraes), o barco não tem inscrição na Marinha e não estavam usando colete, nem mesmo estavam na embarcação. “Além de tudo isso, o tempo estava totalmente impróprio para o rio, com ondas de até dois metros, num bote pequeno com motor de popa de pequena potência, com isso, não conseguiram voltar para a margem em tempo hábil”, pontuou o comandante.
Ele explicou ainda que tem 90 dias para apurar totalmente os fatos, inclusive com laudos médicos e de pericias.
Segunda morte – segundo o comandante Sibelino, José Alves dos Santos, de 55 anos estava com a esposa e um neto de 11 anos em uma embarcação sem propulsão mecânica, ou seja, apenas a remo. O tempo impróprio para o rio com chuvas e trovoadas, mas no momento estavam abrigado próximos a folhagens. “O pescador resolveu sair do local abrigado para tirar o bote e levar para a margem, mas aconteceu o contrário, a maré acabou levando a embarcação em sentido inverso devido a correnteza que se formou com a chuva. Neste momento o remo caiu e o pescador decidiu mergulhar para pegar, acabou sumindo em meio as águas do rio”.
A Marinha abriu IAFN para apurar, mas sabe que são vários fatores: tempo ruim, falta de coletes salva vidas e inscrição na Delegacia Fluvial.
Orientação – O comandante Sibelino orienta os navegantes de pequenas embarcações que neste período do ano, entre verão e outono, há mudança de tempo provocando chuvas e tempestades com ventos fortes. “Todos devem ficar atentos ao serviço de meteorologia, além do barco possuir coletes salva vidas homologados pela Marinha, de uso recomendável para todos os ocupantes do barco, não ingerir bebidas alcoólicas, não realizar manobras radicais com embarcações, principalmente motos aquáticas (Jet Ski).
Estatística – No período de dezembro de 2012 a abril de 2014 foram realizadas 208 inspeções navais, 4.939 abordagens, 1.699 notificações, 34,4% das abordagens, 211 apreensões, 12 IAFN sendo seis com vítimas fatais, 19.871 embarcações inscritas na Marinha, 35.504 amadores cadastrados e 5.468 aquaviários cadastrados.
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio tem sob sua jurisdição 134 municípios, sendo 105 no Estado de São Paulo, 4 no Mato Grosso do Sul e 25 no Paraná. 270 quilômetros do rio Paraná e 400 quilômetros no rio Paranapanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário